O Google Analytics 4 é a versão mais recente do GA lançada em 2020, a qual permanecerá como única versão disponível após o encerramento da Universal, por esse motivo, é de extrema importância aprender a utilizá-la e gerar relatórios estratégicos.
Neste artigo veremos como configurar o GA4 para que seja possível visualizar os dados e relatórios com o objetivo de avaliar a performance da SmartHint no e-commerce.
Identificando o ID da Métrica no GA4
Para que a SmartHint consiga enviar os eventos necessários ao GA4, é necessário que nos forneça o ID DA MÉTRICA do GA4 ao nosso painel do Administrador. Segue passo a passo abaixo:
1. Com a propriedade do GA4 criada e conectada ao e-commerce, acesse-a no Google Analytics.
2. Direcione o mouse no canto inferior esquerdo e clique em “Administrador” no menu lateral.
3. Na próxima tela, clique em "Fluxo de dados".
4. Clique no Fluxo de Dados referente ao e-commerce.
5. O ID da Métrica do GA4 aparecerá como na imagem abaixo e para copiá-lo basta clicar no ícone indicado ao lado.
Pronto! Com o ID da métrica copiado, o próximo passo é na configuração do painel administrativo SmartHint.
Informando o ID da Métrica do GA4 ao Painel Admin da SmartHint
1. No painel administrativo SmartHint, clique em "Configurações Gerais", localizado no menu lateral.
2. Na próxima tela, clique em "Editar".
3. Preencha com o “ID da Métrica” copiado anteriormente, no campo indicado. Depois clique em “Salvar”.
Pronto! Agora com o ID Métrica do GA4 do e-commerce informado, em até 24 horas será possivel visualizar os eventos das funcionalidades SmartHint.