Saiba como conferir se os eventos da SmartHint estão vinculados ao Google Anatytics 4.
Após cadastrar o ID da Métrica no painel administrativo SmartHint, em média de 1 hora os eventos devem ser enviados ao GA4. Para observar se o processo de trackeamento esta ocorrendo, siga os passos abaixo:
1. Acesso o GA4 vinculado a loja virtual e clique no menu esquerdo em Relatórios > Tempo real.
2. Na parte inferior do dashboard, vá até o quadro Contagem de eventos por Nome do evento.
Os eventos enviados pela SmartHint, conforme apresentado no artigo "Como reconhecer eventos da SmartHint no GA4", são nomeados como view_item_list, select_item, search e search_voice. Esses eventos podem ser encontrados nesta lista, na primeira página do bloco ou nas demais, e para isso, passe as páginas do relatório no canto inferior. Confira imagem abaixo:
3. Para conferir exatamente que esses são eventos enviados pela SmartHint clique em cada um eles e seus parâmetros serão abertos. Para todos eles, um parâmetro denominado por “category_event” deve aparecer.
Após clicar no parâmetro “category_event”, o valor “SmartHint” deve ser retornado. Conforme imagem abaixo:
Lembre-se: No relatório de Tempo Real só aparece os eventos que foram ativados nos últimos 30 minutos na loja virtual. Caso não tenha sido acionado nesse período, não aparecerá. Então, por exemplo, caso a loja tenha a funcionalidade de busca por voz implementada e o evento “search_voice” não aparecer no relatório, provavelmente será porque ele não foi acionado. No caso acima, é só ir ao site da loja e fazer uma busca por voz e depois de alguns minutos reparar se o evento aparece no relatório. Caso não encontre os eventos no relatório ou caso tenha reparado algum problema, entre em contato com a equipe da SmartHint.
Pronto! Se os eventos aparecerem como descrito acima, eles já estão sendo enviados para o GA4. Para que eles estejam disponíveis nos relatórios, leia o artigo "Adicionando os eventos como dimensões"