No Google Analytics 4, existem eventos que são recomendados e eventos que são personalizados. Os recomendados, quando configurado corretamente, o GA4 já o insere automaticamente nos relatórios disponíveis.
Exemplo: o evento de compra se chama purchase, ao configurá-lo para que seja enviado ao GA4, ele preencherá principalmente os relatórios de Monetização.
Dentro dos eventos que a ferramenta da SmartHint enviará ao GA4 e seus respectivos parâmetros, existem aqueles que o Google já reconhece automaticamente, pois utilizamos a nomenclatura recomendada, são eles: view_item_list, select_item, search, item_list_id e items. Os outros eventos e parâmetros são considerados “personalizados” e por esse motivo, para que eles sejam utilizados no relatórios que criaremos, precisaremos configurá-los como dimensões personalizadas no GA4 seguindo os passos abaixo.
IMPORTANTE:
Após inclusão desses eventos como dimensões, aguarde até 2 dias, que é o tempo para essas novas dimensões aparecerem nos relatórios que criarem na sequência. Lembrando que não é coletado eventos antigos, apenas apresentará após a data de criação e exibição nos relatórios.
1. Na tela inicial, no menu lateral acesse a área de "Administrador":
2. Na próxima tela, clique em “Definições personalizadas”:
3. Na tela seguinte, clique em “Criar dimensões personalizadas”:
4. Nessa etapa, será cadastrado duas novas dimensões:
-
Nome da dimensão: search_term
Escopo: Evento
Descrição: Parâmetro do evento "search" da SmartHint. Retorna o termo pesquisado na busca. Parâmetro do evento: search_term (aparecerá como opção para selecionar).
-
Nome da dimensão: category_event
Escopo: Evento
Descrição: Parâmetro de todos os eventos enviados pela SmartHint. O valor retornado sempre é SmartHint
Parâmetro do evento: category_event (aparecerá como opção para selecionar).
5. Agora basta clicar em “Salvar” e pronto, essas dimensões poderão ser utilizadas nos relatórios! 👍