Saiba como analisar um relatório de Usuários SmartHint e Usuários Não SmartHint para comparar performance das funcionalidades.
Diferente do GA Universal, a sua nova versão GA4, tudo é baseado em evento, logo, tudo que ocorre dentro do site, como visualizações, cliques, preenchimentos de formulários e etc, é considerado eventos.
Um dos eventos mais importantes para o varejo é a de conversões. É necessário entender quais eram as metas no GA Universal com as conversões do GA4, com esse novo ambiente pode-se pegar qualquer um desses eventos e transformar em conversões.
E na SmartHint, verificamos esses dados de conversões quando o úsuario-cliente da loja interage ou não com nossas recomendações.
Antes de criar este relatório para análise de performance de úsuarios SmartHint, é necessário criar os eventos como dimensões, para isso leia o artigo "Adicionando os eventos como dimensões Google Analytics 4".
Feito o cadastro das definições personalizadas, siga os passos abaixo para criação dos relatórios
Etapa 1. Criando Relatório
No menu lateral em Analisar clique em "criar uma nova analise detalha em branco", dê o nome dessa nova análise de "Performance SmartHint";
Etapa 2. Configurando Segmentos em Variáveis
1. Segmento TOTAL:
-
Na coluna de Variáveis, crie um segmento, clique em Segmento do usuário e dê o nome de "Total", conforme mostrado abaixo:
-
Ainda nesta tela de ''segmento de usuário - Total'', clique em "adicionar nova condição", e digite "session_start", e depois é só Salvar e aplicar, como imagem abaixo:
2. Segmento USUÁRIOS SMARTHINT:
- Adicione mais um segmento, clique em segmento de usuário, e nomeie como ''Usuários SmartHint'', sua descrição "Grupo de usuários que acionaram alguma funcionalidade da SmartHint em sua jornada"
-
Ainda na janela de segmento "Usuários SmartHint", vá em "adicionar nova condição" e digite “select” no campo de busca e clique em “Eventos - select_item”, como mostra imagem abaixo:
Caso não apareça na lista os eventos de "select_item", "search" e/ou "search_voice", adicione os eventos como dimensões, para saber mais leia o artigo.
- Na sequência clique em "adicionar parâmetros", e digite "category" no campo de busca, e selecione "personalizado-category_event", como mostra imagem abaixo:
- Clique em "contém" e selecione a opção "correspondente exatamente (=)", e abaixo selecione "SmartHint":
-
Depois de aplicar, clique em OU e adicione uma nova condição, como explicado acima, só que desta vez ao invés de select_item busque e selecione search:
Repita os mesmos processos explicado acima em ''adicionar parâmetros''.
Caso tenha a funcionalidade busca por voz ativada em seu site, clique em “Ou” novamente e realize o mesmo procedimento para o evento “search_voice”.
Por fim, você criará um segmento com as condições iguais a da imagem abaixo:
- Pronto, agora clique em SALVAR.
Perceba que ao ir adicionando as condições, um resumo do público é criado do lado direito da tela, indicando o tamanho e representatividade daquele público. Se você acabou de configurar o envio dos eventos da SmartHint, é intuitivo que esse público inicialmente será pequeno, mas com o tempo for passando, ele vai aumentando e tendo o tamanho adequado.
3. Segmento USUÁRIOS NÃO SMARTHINT:
- Depois de salvar o segmento anterior, agora você vai criar um outro segmento oposto. Referente aos usuários que não interagiram com funcionalidades da SmartHint.
- Adicione mais um segmento, clique em segmento de usuário, e nomeie como ''Usuários Não SmartHint'' e sua descrição “Grupo de usuários que NÃO acionaram alguma funcionalidade da SmartHint em sua jornada”, assim como mostra imagem logo abaixo;
- Clique na lixeira ao dado de "incluir usuários quando":
- Clique em "Adicionar grupo de exclusão" e edite os campos apresentados conforme a imagem e descrição abaixo. Siga a mesma lógica estabelecida de quando você criou o segmento "Usuários SmartHint", a diferença é de estarmos criando condições de inclusão, agora estamos excluindo (repare como fica o quadro de resumo com um círculo vazado).
- Pronto! Até aqui teremos três segmentos, os de Usuários Total, os Usuários que interagiram com a SmartHint e dos que não interagiram.
Etapa 3. Configurando Métricas em Variáveis
-
Na coluna Variáveis, clique no ícone de +, e crie métricas, para selecionar digite e selecione as opções listadas abaixo:
-
Feito isso, agora na coluna de Configurações, vá em Valores e arraste as métricas, conforme mostrado abaixo:
-
Na coluna de Configurações, em tabela dinâmica, selecione "Primeira Linha", conforme mostra imagem abaixo:
-
Pronto! O relatório para analisar a performance das funcionalidades SmartHint no e-commerce esta concluido, agora é só analisar e acompanhar os resultados.
Não se esqueça de entrar em contato com nosso time de atendimento através do chat ou formulário.