As vitrines de recomendações automáticas da SmartHint trabalham sozinhas, sem a necessidade de manutenção ou alguma configuração frequente.
Neste artigo iremos apresentar como visualizar e configurar as vitrines automáticas nas páginas do seu site.
OBSERVAÇÃO
Esta tela no painel administrativo SmartHint só está disponível para integrações de antigo catálogo. Para lojas com integração novo catálogo veja como posicionar e configurar as vitrines no artigo "Recomendação por página - novo catálogo".
Para iniciar as configurações de vitrines de recomendação da SmartHint, acesse o painel administrativo e no menu lateral, clique em Recomendação, depois Automáticas:
Imagem 1 (Painel SmartHint, Recomendações>Automáticas)
Nessa seção, você poderá visualizar as principais vitrines de recomendação disponíveis pela SmartHint e fazer todas as configurações necessárias. Veja os tópicos abordados:
- Entendendo a regra de cada vitrine
- Vitrines ativas ou inativas
- Desligar ou ligar vitrines
- Editar configurações das vitrines
- Vitrine “Lançamentos”
- Vitrine “Compre junto”
- Vitrine “Compre por look”
Entendendo a regra de cada vitrine:
Para verificar a regra de cada uma e entender melhor como funcionam, coloque o mouse sobre o ícone de interrogação (?) ao lado do título:
Imagem 2 (Painel SmartHint, regra vitrine)
No exemplo acima, visualizamos a regra da vitrine "Mais Vistos" sua regra: "Mostra os produtos mais visualizados pelos clientes dentro da loja virtual em um período que pode variar dependendo do fluxo de consumidores. No Analytics esta vitrine pode ser encontrada com a chave "MostPopular"."
Ao final de cada regra é apresentado o nome que a vitrine pode ser identificada nas análises no Google Analytics.
Vitrines ativas ou inativas
Conforme a ferramenta vai captando os dados do comportamento dos usuários do site, ela vai subindo o histórico dos produtos e ativando as vitrines.
Para conferir quais vitrines já estão ativas, observe as barras de carregamento. Se elas estiverem totalmente azul, como mostra a imagem, significa que carregaram 100% e estão funcionando na sua loja. Quando uma barra estiver cinza, isso indica que a vitrine em questão não está ativa, pois a ferramenta ainda não capturou todas as informações suficientes.
Imagem 3 (Painel SmartHint, vitrines com e sem histórico)
Mas não se preocupe, depois do tempo de maturação, ela será ativada automaticamente.
Desligar ou ligar vitrines
Mesmo depois de ativas, caso você não queira que uma determinada vitrine seja exibida, você pode desligá-la. Basta clicar no botão que fica do lado direito de cada vitrine.
Quando ele estiver para a direita e azul, significa que a vitrine está ligada:
Imagem 4 (Painel SmartHint, vitrine publicada)
Quando o botão estiver para a esquerda e fosca, significa que está desligada:
Imagem 5 (Painel SmartHint, vitrine despublicada)
Se quiser desligar todas as vitrines, basta clicar no botão Publicar Recomendações, que fica no canto superior direito. Ele ficará apagado e você verá a indicação: Recomendações não publicadas.
Imagem 6 (Painel SmartHint, vitrines geral despublicadas)
Para ligar as vitrines novamente, basta clicar no botão e ele ficará azul e todas as vitrines voltarão a funcionar.
Editar configurações das vitrines
Para alterar as configurações de uma vitrine, clique em Editar, do lado esquerdo, ou no símbolo de engrenagem, do lado direito.
Título: nesse campo, você poderá alterar o título da vitrine, ou seja, o nome com o qual a vitrine vai aparecer para o cliente dentro da sua loja.
Posição: aqui você pode escolher as posições em que a vitrine vai aparecer em cada caso: Busca sem resultados, Carrinho, Carrinho vazio, Confirmação de compra, Geral, Home e Página/Detalhes de produto.
Imagem 7 (Painel SmartHint, editar título, posição por página da vitrine)
Posição padrão: se você escolher a posição padrão (indicada pela seta), as vitrines vão ser disparadas de forma dinâmica e autônoma por nossa inteligência artificial, dependendo da interação dos usuários e intercalando as ordens e números de vitrines. Essa opção é recomendada pois a inteligência distribui as vitrines de acordo com a posição em que estão convertendo mais e de forma personalizada para cada cliente. Você pode escolher a posição padrão em todas as páginas que desejar: Busca sem resultados, Carrinho, Carrinho vazio, Confirmação de compra, Geral, Home e Página/Detalhes de produto.
Restaurar posições padrões: se quiser deixar que a vitrine apareça na posição padrão em todas as páginas e que funcione de forma totalmente automatizada, basta clicar nesse botão.
Posição de 1 a 5: o nosso sistema sempre mostra 5 vitrines em cada página, em 5 posições diferentes. Se você selecionar as posições de 1 a 5, as vitrines aparecerão de forma fixa nas posições selecionadas, para todos os usuários, na sequência determinada.
Integrar Google Analytics: se o botão estiver azul e para a direita, significa que a vitrine está integrada ao Google Analytics e você poderá ver o desempenho dela nos relatórios. Se estiver para o lado esquerdo e apagado, a vitrine não está integrada e nenhuma informação sobre seu desempenho aparecerá no Google Analytics.
Tipo: nesse campo é possível selecionar se a integração com o Google Analytics será por UTM ou EVENT.
Vitrine “Lançamentos”
A edição da vitrine “Lançamentos” apresenta dois botões diferentes. Veja a seguir para que servem.
Imagem 8 (Painel SmartHint, opções da vitrine Lançamentos)
Novo estoque como lançamento: quando essa opção estiver ativa mostrará os produtos reestocados da loja, ou seja, se o produto estava esgotado e voltar o estoque, ele será apresentado na vitrine de Lançamentos.
Lançamento personalizado: quando estiver ativo e recomendará produtos de lançamento conforme a interação do usuário no site, ou seja, de forma personalizada para cada um e adequados a seu perfil de navegação. Esse é um grande diferencial da nossa vitrine de lançamentos em comparação com a vitrine nativa da loja, que mostra os mesmos produtos para todos. Por isso, recomendamos que deixe ativo.
Caso queira desativar uma das opções, basta puxar o botão para a esquerda.
Vitrine “Compre junto”
A vitrine “Compre junto” precisa de ajustes personalizados para cada loja. Se tiver interesse, fale com o profissional responsável pela sua conta na SmartHint para ativá-la.
Obs: essa vitrine só está disponível para as seguintes plataformas: Magento (normalmente módulo), Xtech Commerce, Loja Integrada (API), iSET, Moovin, Nuvemshop, Tiendanube, Simplo7, PrestaShop, Tray Commerce (API), Facestore, VTEX API, Live E-commerce, Flexy e Tray Corp.