Estratégia importante de retenção de clientes na loja virtual, o pop-up se destaca pela praticidade e capacidade de converter uma venda que possivelmente seria perdida.
Confira o vídeo abaixo com o discorrido deste artigo:
Para acessar a funcionalidade, basta acessar o painel da SmartHint e clicar em Retenção, no menu, conforme a imagem abaixo:
O ajuste estratégico e de layout de cada pop-up é individual. Neste artigo você terá acesso ao passo a passo completo para ativar e configurar os três tipos de pop-up.
Siga o passo a passo a seguir para criar/editar seu pop-up, para isso clique no ícone de lapis para "Editar" ou "(+) novo pop-up".
1-Configurações gerais
Painel SmartHint, configurações gerais pop-up
- Tipo de ação: neste campo você deve selecionar qual será a ação do pop-up:
- “Não vá embora” - Para disparo nas páginas de Categoria e Home
- “Promoção relâmpago” - Para disparo nas páginas de produto
- “Última chance” - Para disparo na página de carrinho
- Nome do pop-up de retenção: para identificação do pop-up no painel de usuário.
- Recomendação que será exibida (opção de configuração somente para a ação “Não vá embora”): nesse pop-up apresentaremos uma vitrine de recomendação, que oferecerá um desconto sobre os produtos recomendados. Selecione a vitrine desejada.
Observação
Lembre-se que a vitrine precisa estar ativa com histórico para o disparo do pop-up acontecer.
- Tipo de exibição de preço: os descontos através desse pop-up serão aplicados em cima dos produtos da vitrine, como dito no passo anterior. Caso o produto esteja em promoção, nesse campo você pode selecionar em qual preço o desconto do cupom do pop-up será aplicado: em cima do “Preço por” (remarcação de preço); ou em cima do preço à vista.
- Código do cupom: se sua estratégia é oferecer um cupom de desconto ao cliente quando o pop-up for disparado, o código do cupom deverá ser informado nesse campo. Caso não ofereça oferta por cupom, deixe-o vazio. Mas saiba que oferecer um cupom de desconto para o cliente é muito útil para aumentar as vendas. Dica: crie um código de cupom que seja fácil memorizar, como: “EU-QUERO“, “PROMO“, “E-MEU” e assim por diante. Afinal, a intenção é que o cliente utilize o benefício.
- Tipo: é o tipo de desconto do seu cupom, pode ser percentual ou um valor fixo.
- % do cupom: se foi informado o código do cupom no campo anterior, informe o percentual de desconto que será oferecido ao cliente. Esse percentual será utilizado para calcular o novo valor do produto (com desconto) quando apresentar o pop-up para o cliente. Caso não ofereça oferta por cupom, deixe esse campo com valor zero.
2- Layout Pop-up
- Layout pop-up "Não vá embora"
Painel SmartHint, configuração de layout pop-up não vá embora
O pop-up de ''Não vá embora'' apresenta uma vitrine de produtos, para que ele dispare corretamenta, certifique que a vitrine que selecionou esta ativada (com a barra de carregamento azul), para validar essa informação, vá em Recomendação >Recomendações e busque a vitrine desejada.
Cada elemento no pop-up precisa ser clicado para as edições, não deixe de preencher nenhum campo de layout, para que não haja quebras quando disparar no site.
Procure clicar em todos os elementos e visualizar no campo que aparecerá no canto esquerdo, como o exemplo da edição do botão da vitrine:
Painel SmartHint, configuração de layout pop-up não vá embora
- Layout pop-up "Promoção Relâmpago"
Painel SmartHint, configuração de layout pop-up promoção relâmpago
O pop-up "Promoção relâmpago" apresenta um contador, a imagem e informações do produto que o comprador estiver visualizando no site.
Novamente,
Cada elemento no pop-up precisa ser clicado para as edições, não deixe de preencher nenhum campo de layout, para que não haja quebras quando disparar no site.
Procure clicar em todos os elementos e visualizar no campo que aparecerá no canto esquerdo
- Layout pop-up "Última chance"
Painel SmartHint, configuração de layout pop-up última chance
O pop-up "Última chance" apresenta um contador regressivo e frases para cupom.
Novamente, cada elemento no pop-up precisa ser clicado para as edições, não deixe de preencher nenhum campo de layout, para que não haja quebras quando disparar no site. Procure clicar em todos os elementos e visualizar no campo que aparecerá no canto esquerdo
3- Customização
Caso precise customizar o pop-up com alguma arte, ela precisa seguir as dimensões e respeitar os espaços dos elementos que temos em cada um dos pop-ups. As dimensões abaixo são aproximadas, pois pode ocorrer de variar o tamanho da dimensao do pop-up por tamanho de tela.
Dimensões de arte:
- Pop-up “Não vá embora” (home)
Desktop 900×600
Mobile 450×640 - Pop-up “Promoção relâmpago” (produto)
Desktop 600×420
Mobile 350×500 - Pop-up “Última chance” (cart)
Desktop: 600×400
Mobile:367×485
Observação
Essas imagens precisam estar hospedadas em sua plataforma ou em algum site que costuma hospedar imagens.
Atenção:
- Elementos como spot de produto, seta, texto e contador regressivo não devem aparecer na arte para não gerar sobreposição, isso será configurado no painel.
- Itens estruturais como contador regressivo, vitrine e logo não podem ser removidos.
- Todos os campos devem ser preenchidos (título, texto adicional, botão, tamanho da fonte). Se ficarem em branco, pode gerar quebra
4- Configurações Avançadas
Nas configurações avançadas você pode selecionar as regras de disparo do pop-up.
Painel SmartHint, configuração de disparo pop-up
- Disparar na saída do site: por padrão, essa opção já vem ativada, ela faz com que a retenção dispare quando o cliente ameaçar sair do site. Essa função serve somente para o dispositivo desktop.
- Disparar por tempo: para ativar, basta apertar o botão. Ele ficará verde e irá para a direita. Essa opção faz com que o pop-up seja disparado por tempo via dispositivo desktop.
- Disparar por tempo no mobile: por padrão, essa opção já vem ativada e faz com que o pop-up seja disparado por tempo para o cliente que estiver navegando na loja através de um dispositivo móvel.
- Quando disparar: aqui você escolhe a frequência de disparo para o usuário. O pop-up pode aparecer em: toda a navegação; 1x por sessão; 1x ao dia; a cada 7 dias; ou a cada 30 dias.
- Disparar se o conteúdo existir na URL (se preenchido): aqui é possível adicionar a condição de que um termo exista no URL para que o disparo aconteça. Por exemplo, se você quer que esse pop-up apareça apenas em páginas de produto premium, adicione o termo premium nesse campo. Assim, quando um cliente acessar uma página com um URL que contenha esse termo (ex: www.sualoja.com.br/produto-premium-azul-rhh55), verá o pop-up posicionado nessa página.
- NÃO disparar se o conteúdo existir na URL (se preenchido): aqui é possível bloquear o disparo caso determinado termo exista no URL. Se, ao contrário do exemplo anterior, você não quer que esse pop-up apareça em páginas de produtos premium, coloque o termo premium nesse campo.
5- Próximo passo
Aqui você precisará clicar no botão Próximo para avançar e depois concluir sua edição. Mas antes, abrirá uma tela para que você possa definir um período de programação desse pop-up, caso seja necessário.
Painel SmartHint, configuração de programação de disparo pop-up
Se precisar programar para que ele apareça de uma data a outra, basta selecionar as datas desejadas em Período de exibição e os Horários de exibição. Caso queira que o pop-up criado seja disparado somente em alguns dias da semana, selecione em Dias da semana.
Esse passo é opcional, caso não queira programar, basta salvar e concluir sua edição.
Pronto! Agora você poderá vender mais com os pop-ups de retenção da SmartHint!
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil pra você! Confira outros artigos.