O banner na busca é uma funcionalidade utilizada para comunicação com o cliente dentro do site. Ele é apresentado conforme configuração de termos quando buscados.
Para criar e configurar um banner na busca, acesse Busca > Banner, no menu lateral do painel administrativo. Depois, basta clicar no símbolo de “mais” e preencher as informações.
Imagem 1 (Painel SmartHint, Busca>Banner)
Por padrão o botão de STATUS estará cinza, significa que o(s) banner(s) não estarão publicados, para alterar, clique no botão e o status mudará para publicado.
Na tela de nova configuração:
Imagem 2 (Painel SmartHint, Configuração novo painel)
1- Nome: aqui você pode dar um nome para identificar mais facilmente depois o banner que está criando. Ao lado, pode ativar o banner, puxando o botão para a direita.
2- Termo: o termo cadastrado no painel deve ser correspondente ao termo que o cliente utilizará nas pesquisas, não sofrendo correção fonética e semântica nesses casos.
Por exemplo: no caso abaixo, quando pesquisado pelo termo “sestini” a busca retorna uma mensagem informando que foram encontrados 24 resultados para o termo pesquisado, logo em seguida aparece o banner e os produtos do resultado da busca.
Imagem 3 (Site de exemplo com uso do banner na busca)
Mas se eu pesquisar por “cestini” o sistema ainda me trará os mesmos resultados do exemplo anterior, com diferença que não mostrará o banner, pois a palavra iniciando com C não está nos termos cadastrados.
Você pode cadastrar quantos termos forem necessários, só tome cuidado para não cadastrar o mesmo termo em mais de um banner, isso pode acabar gerando quebra no layout.
3- Abrir link em nova guia: se quiser que o link do banner abra em nova guia, ative esse botão, puxando-o para a direita.
4- URL do banner: para configuração do banner, é preciso cadastrar aqui um URL completo de imagem previamente hospedada no tamanho de 1000×200.
Fique atento ao tamanho da imagem: letras muito pequenas podem ficar ilegíveis no mobile e banners com altura superior a 200px podem acabar escondendo os itens da pesquisa e frustrando o cliente.
Essa hospedagem pode ser feita diretamente na sua plataforma ou em alguns sites especializados em hospedagem de imagem.
5- Dias/Horas: para programar a data e horário de disparo do banner, basta clicar nesse campo.
Data inicial e data final: você pode configurar dentro de um período a data de início e de fim do disparo, assim como os dias da semana em que o banner funcionará.
Esse tipo de configuração é relevante em campanhas de alto tráfego, como a Black Friday, por exemplo. Você pode deixar seu banner programado antecipadamente e não precisará se preocupar durante o movimento da data. Para das datas, clique nos campos e selecione a data desejada e o horário. Para os dias da semana, clique nos dias que quer ativar e eles ficarão azuis.
Horário de disparo: você também pode escolher o horário de início e fim do disparo, clicando no “+” logo abaixo das datas. Você pode adicionar quantos horários forem necessários, tomando cuidado para não colocar horários conflitantes, pois isso pode fazer o banner não ser disparado ou exibido com quebra.
Feitas todas as configurações, clique em Salvar.
Como publicar os banners
Certifique-se que os banners estejam ligados individualmente, ou seja, que os botões de cada um estejam para a direita e azuis. Caso algum banner não esteja ativo, ele não aparecerá no seu site, mesmo com a publicação ativada.