O banner na busca é uma funcionalidade utilizada para comunicação com o cliente dentro do site. Ele é apresentado conforme configuração de termos quando buscados.
Confira o vídeo abaixo com o discorrido deste artigo:
Observação
Esta tela de configuração de banner na busca está disponivel somente para integrações catálogo antigo, caso possua integração novo catálogo acesse os artigos "Cadastro de Banner" e "Template Banners".
Para criar e configurar um banner na busca, acesse Busca > Banner, no menu lateral do painel administrativo. Depois, basta clicar no símbolo de “mais” e preencher as informações.
Painel SmartHint, Busca>Banner
Por padrão o botão de STATUS estará cinza, significa que o(s) banner(s) não estarão publicados, para alterar, clique no botão e o status mudará para publicado.
1- Criação do banner por termos de busca
Na tela de nova configuração, preencha os campos como indicado abaixo:
Painel SmartHint, Configuração novo painel
- Nome: aqui você pode dar um nome para identificar mais facilmente depois o banner que está criando. Ao lado, pode ativar o banner, puxando o botão para a direita.
- Termo: o termo cadastrado no painel deve ser correspondente ao termo que o cliente utilizará nas pesquisas, não sofrendo correção fonética e semântica nesses casos. No exemplo abaixo, quando pesquisado pelo termo “sestini” a busca retorna uma mensagem informando que foram encontrados 24 resultados para o termo pesquisado, logo em seguida aparece o banner e os produtos do resultado da busca.
Site de exemplo com uso do banner na busca
Mas se eu pesquisar por “cestini” o sistema ainda trará os mesmos resultados do exemplo anterior, com diferença que não mostrará o banner, pois a palavra iniciando com C não está nos termos cadastrados.
Você pode cadastrar quantos termos forem necessários, só tome cuidado para não cadastrar o mesmo termo em mais de um banner, isso pode acabar gerando quebra no layout.
- Abrir link em nova guia: se quiser que o link do banner abra em nova guia, ative esse botão, puxando-o para a direita.
- URL do banner: para configuração do banner, é preciso cadastrar aqui um URL completo de imagem previamente hospedada no tamanho de 1000×200.
Observação
Fique atento ao tamanho da imagem: letras muito pequenas podem ficar ilegíveis no mobile e banners com altura superior a 200px podem acabar escondendo os itens da pesquisa e frustrando o cliente. Essa hospedagem pode ser feita diretamente na sua plataforma ou em alguns sites especializados em hospedagem de imagem.
- Dias/Horas: para programar a data e horário de disparo do banner, basta clicar nesse campo.
- Data inicial e data final: você pode configurar dentro de um período a data de início e de fim do disparo, assim como os dias da semana em que o banner funcionará.
Esse tipo de configuração é relevante em campanhas de alto tráfego, como a Black Friday, por exemplo. Você pode deixar seu banner programado antecipadamente e não precisará se preocupar durante o movimento da data. Para das datas, clique nos campos e selecione a data desejada e o horário. Para os dias da semana, clique nos dias que quer ativar e eles ficarão azuis.
- Horário de disparo: você também pode escolher o horário de início e fim do disparo, clicando no “+” logo abaixo das datas. Você pode adicionar quantos horários forem necessários, tomando cuidado para não colocar horários conflitantes, pois isso pode fazer o banner não ser disparado ou exibido com quebra.
Feitas todas as configurações, clique em Salvar.
2- Como publicar os banners
Certifique-se que os banners estejam ligados individualmente, ou seja, que os botões de cada um estejam para a direita e azuis. Caso algum banner não esteja ativo, ele não aparecerá no seu site, mesmo com a publicação ativada.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil pra você! Confira outros artigos.