Para ativar e configurar essa tecnologia na sua loja virtual, acesse o painel da SmartHint com seu login e senha.
Depois, acesse o menu lateral do lado esquerdo e clique em Busca > Configuração da busca.
Imagem 1 (Painel SmartHint, Busca>Configuração Busca)
1-Ativação e publicação
A Ativação permite a leitura dos produtos para a busca, liberação do acesso às configurações de parâmetros e à pré-visualização antes da publicação final e disponibilização da busca para todos os clientes da sua loja on-line. Para ativar, puxe o botão que fica no canto direito para a direita. Ele ficará azul e a busca estará ativada.
Já a Publicação disponibiliza a busca, previamente ativada, para todos os clientes e visitantes. Para publicar, puxe o botão para a direita.
Mas, antes disso, teste e confira o layout e funcionamento da busca no seu site. Se tiver qualquer tipo de problema, não é necessário desativar a busca, basta despublicar a busca (ou seja, puxar o botão de Publicação para a esquerda) até que tudo seja resolvido.
Para testar, clique no símbolo de olho, ao lado do botão, no canto superior direito. Ou clique no botão Testar.
2-Configurações padrão
Nessa seção, é possível verificar as configurações padrão da busca inteligente.
Imagem 2 (Painel SmartHint, Configuração padrão)
Para alterar as configurações padrão, clique no botão Editar e os seguintes campos:
Habilitação por dispositivo: aqui você pode escolher se quer habilitar a busca tanto para desktop, quanto para mobile ou para apenas um dos dois. Para ativar a habilitação dos dispositivos, puxe os botões para a direita e eles ficarão azuis. Para desabilitar, puxe para a esquerda.
Voice: nesse campo, é possível ativar a busca por voz. Para ativar, puxe o botão para a direita. Ele ficará azul e depois de salvar, aparecerá nas configurações como TRUE. Para desativar, puxe o botão para a esquerda. Ele ficará apagado e aparecerá nas configurações como FALSE.
Quantidade de resultados por página: aqui é possível escolher a quantidade de produtos que você quer exibir por página e por linha nos resultados de busca.
Exibição de produtos no resultado da busca: nesse campo você pode determinar se os produtos que aparecerão no resultado de busca serão só os que têm em estoque ou também os que estão sem estoque. IMPORTANTE: quando optar por apresentar produtos sem estoque na busca é PRECISO abrir um chamado interno para ajuste de layout da apresentação desse produto.
Integração da busca com o Google Analytics: para analisar interações com a ferramenta pelo Google Analytics, puxe o botão para a direita e escolha se quer analisar por EVENT ou UTM. Indicamos escolher a opção EVENT, uma vez que a ferramenta se comporta com disparo de eventos.
Ordenação padrão de busca: aqui você pode escolher a ordenação de resultados da busca, ou seja, qual o critério para os primeiros resultados e os seguintes. Pode optar pelos produtos de maior relevância para o cliente; pela ordem alfabética; por preço menor ou maior; produtos mais recentes; mais vendidos; mais vistos; ou maior desconto.
Após finalizar as alterações, não se esqueça de clicar em Salvar.
3- Mensagens padrão
Aqui é possível verificar as mensagens padrão que serão exibidas para os clientes durante a busca e em cada resultado de busca na sua loja: Campo de busca, Busca com apenas um resultado, Busca com mais de um resultado, Busca sem resultados.
Para alterar as mensagens padrão, clique em Editar.
Imagem 3 (Painel SmartHint, configuração da mensagem de busca)
Em Campo de busca, é possível colocar a mensagem que aparecerá fixa no campo de digitação, como “Digite aqui”, “Pesquise”, “Buscar” etc.
Nessa seção, você também pode escolher se as variáveis Termo, Tempo em ms e N° de produtos aparecerão nas mensagens ou não.
Para remover qualquer uma das variáveis, clique no x. Para adicionar novamente, clique na variável que aparece abaixo da mensagem.
Por exemplo, se quiser remover as variáveis da mensagem em Busca com apenas um resultado, clique no x em Termo e Tempo em ms. Então a mensagem ficará assim:
Caso queira adicionar novamente as variáveis, clique nelas logo abaixo e ajuste a mensagem.
Após realizar as alterações, clique em Salvar. Se quiser recuperar as mensagens padrão, clique em Restaurar padrões.