Confira o vídeo abaixo com o discorrido deste artigo:
Neste artigo iremos apresentar como ativar e configurar a busca em seu e-commerce. Para isso basta acessar o painel da SmartHint. Depois, acesse o menu lateral do lado esquerdo e clique em Busca > Configuração da busca.
Painel SmartHint, Busca>Configuração Busca
1- Ativação e publicação
A Ativação permite a leitura dos produtos para a busca, liberação do acesso às configurações de parâmetros e à pré-visualização antes da publicação final e disponibilização da busca para todos os clientes da sua loja on-line. Para ativar, puxe o botão que fica no canto direito para a direita. Ele ficará azul e a busca estará ativada.
Já a Publicação disponibiliza a busca, previamente ativada, para todos os clientes e visitantes. Para publicar, puxe o botão para a direita.
Mas, antes disso, teste e confira o layout e funcionamento da busca no seu site. Se tiver qualquer tipo de problema, não é necessário desativar a busca, basta despublicar a busca (ou seja, puxar o botão de Publicação para a esquerda) até que tudo seja resolvido.
Para testar, clique no símbolo de olho, ao lado do botão, no canto superior direito. Ou clique no botão Testar.
2- Configurações padrão
Nessa seção, é possível verificar as configurações padrão da busca inteligente.
Painel SmartHint, Configuração padrão
Para alterar as configurações padrão, clique no botão Editar e os seguintes campos:
- Habilitação por dispositivo: aqui você pode escolher se quer habilitar a busca tanto para desktop, quanto para mobile ou para apenas um dos dois. Para ativar a habilitação dos dispositivos, puxe os botões para a direita e eles ficarão azuis. Para desabilitar, puxe para a esquerda.
- Voice: nesse campo, é possível ativar a busca por voz. Para ativar, puxe o botão para a direita. Ele ficará azul e depois de salvar, aparecerá nas configurações como TRUE. Para desativar, puxe o botão para a esquerda. Ele ficará apagado e aparecerá nas configurações como FALSE.
- Quantidade de resultados por página: aqui é possível escolher a quantidade de produtos que você quer exibir por página e por linha nos resultados de busca.
- Exibição de produtos no resultado da busca: nesse campo você pode determinar se os produtos que aparecerão no resultado de busca serão só os que têm em estoque ou também os que estão sem estoque. IMPORTANTE: quando optar por apresentar produtos sem estoque na busca é PRECISO abrir um chamado interno para ajuste de layout da apresentação desse produto.
- Integração da busca com o Google Analytics: para analisar interações com a ferramenta pelo Google Analytics, puxe o botão para a direita e escolha se quer analisar por EVENT ou UTM. Indicamos escolher a opção EVENT, uma vez que a ferramenta se comporta com disparo de eventos.
- Ordenação padrão de busca: aqui você pode escolher a ordenação de resultados da busca, ou seja, qual o critério para os primeiros resultados e os seguintes. Pode optar pelos produtos de maior relevância para o cliente; pela ordem alfabética; por preço menor ou maior; produtos mais recentes; mais vendidos; mais vistos; ou maior desconto.
Após finalizar as alterações, não se esqueça de clicar em Salvar.
3- Mensagens padrão
Aqui é possível verificar as mensagens padrão que serão exibidas para os clientes durante a busca e em cada resultado de busca na sua loja.
Para alterar as mensagens padrão, clique em Editar.
Painel SmartHint, configuração da mensagem de busca
- Campo de busca, é possível colocar a mensagem que aparecerá fixa no campo de digitação, como “Digite aqui”, “Pesquise”, “Buscar” etc.
Nessa seção, você também pode escolher se as variáveis Termo, Tempo em ms e N° de produtos aparecerão nas mensagens ou não. Para remover qualquer uma das variáveis, clique no x. Para adicionar novamente, clique na variável que aparece abaixo da mensagem.
No exemplo abaixo a configuração da mensagem ficou em apresentar as variáveis da mensagem em Busca com mais de um resultado, com Termo e Tempo em ms e número de produtos encontrados, a apresentação ficará desta forma:
Após realizar as alterações, clique em Salvar. Se quiser recuperar as mensagens padrão, clique em Restaurar padrões.
Pronto! Agora poderá usar a busca inteligente da SmartHint.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil pra você! Confira outros artigos.