No painel da SmartHint > menu lateral > Busca, é possível analisar os resultados obtidos pela loja através da nossa busca inteligente. Para selecionar o período de análise, basta escolher as datas a serem analisadas no campo de calendário, do lado superior direito.
Aqui, é possível encontrar os termos mais buscados, termos sem retorno de produtos, itens mais retornados na busca, tendências, busca por cidade.
1. Mais buscados
Nessa seção, é possível verificar quais foram os termos mais buscados na loja dentro de um determinado período.
Gráfico: apresenta, em forma de gráfico, os termos mais buscados. Primeiro, quais são esses termos, depois ao lado, em Buscas, o número de vezes buscado.
Termo: termo exato usado pelos usuários na busca.
Buscas: número de vezes que o termo foi buscado no período determinado.
Clicks: quantidade de vezes que houve clique em um produto quando a busca retornou o resultado para o termo buscado.
%: é o cálculo feito entre a quantidade de pesquisas versus a quantidade de cliques nos produtos daquela relação, dividido por 100.
Você pode exportar esses dados em CSV ou PDF. Basta clicar em uma das opções, ao lado de Download, no canto superior esquerdo.
2. Percentual de buscas por voz
Nessa seção, fica a porcentagem de uso da busca por voz em relação a todas as buscas realizadas por nossa busca inteligente.
3. Buscas sem resultados
Aqui, você pode verificar quais foram os termos buscados que não obtiveram resultados e a quantidade de vezes que foram buscados no período analisado.
4. Tendências
Mostra a sazonalidade nas buscas do cliente por período selecionado no campo de calendário. Assim, esse gráfico compara o período selecionado com o período anterior a esse, sempre com o mesmo número de dias.
Em azul mostra os termos que ganharam força de pesquisa e melhor posicionamento no ranking, comparado com o período anterior.
Em vermelho mostra os termos que tiveram baixa de pesquisas e por isso perderam posição no ranking, em comparação com o período anterior.
Essa sazonalidade pode ser influenciada por vitrines, vitrines customizadas e campanhas internas da loja virtual.
5. Produtos mais retornados em buscas
Nessa seção, é possível ver a quantidade de vezes que um produto apareceu nos resultados de busca, independentemente de qual foi o termo buscado. O produto é identificado aqui pelo URL da página de produto em que ele se encontra dentro do site.
6. Percentual de uso de filtros
Esse gráfico mostra o quão relevante a barra de filtros laterais é dentro do resultado de busca para o cliente.
Os filtros podem ser desenvolvidos por nós, desde que recebamos as informações suficientes para essa criação. Mas notamos que quando o consumidor final tem contato com a busca inteligente, que é intuitiva e mostra os resultados com facilidade, o uso de filtros é muito baixo. Por isso, criamos esse gráfico para que o lojista possa confirmar se há mesmo a necessidade da criação desses filtros, com base no percentual de utilização.
7. Buscas por cidade
Nessa seção, fica a relação de cidades que tiveram mais incidência de pesquisa dentro do site. Para isso, sempre é considerado o IP aproximado de pesquisa, assim o dado chega até o sistema e é apresentado dentro do painel.
Ao clicar na seta, no canto direito, é possível ver com mais detalhes quais foram os termos mais buscados naquela cidade e a quantidade de buscas para cada termo.
8. Buscas ao vivo
Aqui é possível verificar a quantidade de buscas feitas em cada horário apresentado, que é sempre bem próximo ao horário real em que a pessoa está visualizando.
Mas é importante lembrar que essa análise tem um delay de um 1 minuto mais ou menos.