Para acompanhar o desempenho da ferramenta, utilizamos os eventos do Google Analytics que são disparados em sua loja.
Em alguns casos, pode ser que estes eventos não estejam disponíveis ou ainda, que a variável (Código de Vista) do Google Analytics não seja apresentado em sua loja.
Com esse cenário, será preciso realizar algumas configurações através do Google Tag Manager.
1- Configuração das variáveis
Ao acessar o Google Tag Manager, selecione o menu Variáveis:
Após acessar a área de Variáveis, vá até o último grid de “Variáveis definidas pelo usuário” e selecione “Nova”
É preciso realizar a criação de quatro variáveis, são elas:
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- smarthint-event-action
- smarthint-event-category
- smarthint-event-label
- smarthint-page-pageview
OBS. É imprescindível que todas as variáveis possuam exatamente estas nomenclaturas.
Todas as quatro variáveis citadas acima possuirão a mesma configuração, segue abaixo a descrição das mesmas:
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- Tipo de variável: Variável de camada de dados
- Nome da variável: copiar exatamente o texto das variáveis descritas no item superior
- Versão da camada de dados: Versão 2
Nenhum outro campo deverá ser habilitado ou inserido para as variáveis.
2- Configuração dos Acionadores
Acessando o Google Tag Manager, selecione o menu Acionadores,
Ao acessar a área de Acionadores, selecione o botão “Novo”
Nesta etapa será preciso criar dois acionadores para a SmartHint, um para a área de busca e outro para recomendação:
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- smarthint
- smarthint-search
OBS. É imprescindível que todos os acionadores possuam exatamente estas nomenclaturas.
Os dois acionadores deverão ser cadastrados com as mesmas configurações, abaixo temos o descritivo dos campos:
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- Tipo de acionador: Evento Personalizado
- Nome do evento: copiar exatamente o texto dos eventos descritos no item superior
- Este acionador é disparado em: Selecione a opção “Todos os eventos personalizados”
Nenhum outro campo deverá ser habilitado ou inserido para as variáveis
3- Configuração das Tags
Ainda no Google Tag Manager, selecione o menu Tags
Após acessar a área de Tags, selecione botão “Nova”
Nesta etapa é necessario primeiro criar a Tag para as Recomendações da SmartHint, e para isso, será necessario criar neste formato:
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- Tipo de tag: selecione a opção “Google Analytics: Universal Analytics”
- Categoria: Insira o valor “{{smarthint-event-category}}” ou selecione a variável smarthint-event-category, selecionado o botão ao lado do campo
- Ação: Insira o valor “{{smarthint-event-action}}” ou selecione a variável smarthint-event-action, selecionado o botão ao lado do campo
- Rótulo: Insira o valor “{{smarthint-event-label}}” ou selecione a variável smarthint-event-label, selecionado o botão ao lado do campo
- Hit que não é interação: selecione a opção “Falso”
- Configurações do Google Analytics: selecione a opção de configuração do seu Google Analytics
Após realizar a configuração, selecione o acionador “smarthint” criado anteriormente.
Na sequencia crie a Tag para o nosso evento de Busca da SmartHint, e para isso, necessário seguir esse formato:
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- Tipo de tag: selecione a opção “Google Analytics: Universal Analytics”
- Tipo de acompanhamento: Visualização da Página
- Configurações do Google Analytics: selecione a opção de configuração do seu Google Analytics
- Ative a opção “Ativar configurações de modificação nessa tag
- Selecione mais configurações e adicione um campo
- Em Nome do campo insira/selecione o valor “page”
- Em valor, insira o valor “{{smarthint-page-pageview}}” ou selecione a variável smarthint-page-pageview, selecionado o botão ao lado do campo
Após realizar a configuração, selecione o acionador “smarthint-search” criado anteriormente
Pronto! Se você seguiu todos os passos acima, os eventos de Recomendações e Busca já estão sendo contabilizados dentro do seu Google Analytics, e com isso, você poderá acompanhar suas métricas!