Saiba como configurar e analisar um relatório de resultados das vitrines de recomedação SmartHint no ambiente GA4.
Neste tutorial, mostramos como criar um relatório dos resultados das vitrines de recomendação no e-commmerce.
Etapa 1. Criar relatório
Clique em "Analisar" e em seguida "Em branco":
Etapa 2. Configurar Variáveis
Nesta etapa, será preciso criar um segmento para cada vitrine de recomendação. Cada relário no GA4, só é aceito até dez segmentos, sendo assim, é possível validar em cada um dos relátorios que poderá criar, apenas dez vitrines. Nesse sentido, se o e-commerce possuir mais de dez vitrines ativas, será preciso criar dois relatórios.
Então para cada segmento criado, será necessário incluir o nome da vitrine e o parâmetro dessas vitrines que retornará do e-commmerce. Para saber quais são esses parâmetros de cada vitrine para incluir nesta configuração, acesse o artigo "Parâmetros de eventos da SmartHint no GA4", a lista estará disponível ao final do artigo.
- Na coluna Variáveis, clique em Segmentos, para adicionar um novo;
-
Clique em Segmento do usuário e na próxima tela, dê o título do segmento o nome da vitrine de recomendação, verifique como esta o nome da vitrine em seu e-commerce. Confira na imagem logo abaixo;
- Adicione uma nova condição, que será "select item";
- Adicione parâmetro, digitando "item_list_id", e selecione a condição "corresponde exatamente (=)" e no campo abaixo, escreva o parametro da vitrine desejada. (confira a lista de parametros no artigo indicado acima);
- Repita esse mesmo processo criando segmentos para cada vitrine que irá analisar no relatório. Sempre lembrando de incluir o parâmetro correto de cada uma das vitrines.
Na coluna Variáveis clique em Métricas e selecione as métricas descritas abaixo, e importe.
Na coluna Configurações arraste as métricas criadas anteriormente e para valores, conforme mostra abaixo:
Pronto! Agora é possível analisar a receita e demais métricas das vitrines SmartHint.