Saiba como criar e analisar a performance da busca SmartHint no e-commece.
Neste tutorial, mostramos como criar um relatório de termos buscados na loja e também da receita sobre esses termos.
1. Termos mais buscados na loja
Clique em "Analisar" e em seguida "Em branco":
Altere o título para "Termos mais buscados SmartHint".
Na coluna Variáveis clique em Dimensões
- Em Dimensões, quando abrir a lista busque por "search_term" marque essa opção e em seguida é só importar, conforme mostra baixo:
- Em Métricas, quando abrir a lista busque por "sessões" marque essa opção e em seguida é só importar, conforme mostra baixo:
Na coluna Configurações, arraste a dimensão criada para linhas, e a métrica criada em valores, conforme mostrado abaixo:
Pronto! A partir disso, os termos serão retornados.
No GA4 os termos são contabilizados de forma diferente que no painel de resultados SmartHint, isso porque no GA4 todas as buscas feitas em uma sessão dentro de 30 minutos será considerada uma vez, ou seja, buscado por ''camisa'' na mesma sessão em dez minutos três vezes, neste relatório aparecerá apenas uma vez. Ao contrario do painel de resultados SmartHint, que contabilizará tudo. Confira mais informações em "Como fazer analises de performance da busca SmartHint"
2. Receita de termos buscados na loja
Para este relatório será necessário ter a lista de termos mais buscados, seja indicado no relatório explicado acima ou no relatório de busca no admin SmartHint.
Clique em "Analisar" e em seguida "Em branco":
Na coluna Variáveis clique em Segmentos e selecione Segmento do usuário
- Adicione no título do segmento um termo da lista para analisar
- Adicione uma condição de "search"
-
Adicione um parâmetro de "search_term", selecione a condição "correspondente exatamente (=)" e no campo abaixo digite ou selecione o termo escolhido para analise e clique em aplicar.
Feito isso, basta Salvar e aplicar.
- Repita esse mesmo processo, para todos os outros termos que gostaria de analisar. Lembrando que nos relatórios do GA4, só é possível adicionar até dez segmentos.
Na coluna Variáveis clique em Métricas e selecione as métricas descritas abaixo, e importe.
Na coluna Configurações arraste as métricas criadas anteriormente e para valores, conforme mostra abaixo:
Pronto! Agora já poderá analisar a receita e demais métricas dos termos buscados no e-commerce.