Saiba como configurar e criar relatórios com as funcionalidades SmartHint no GA4, desde a integração com admin SH até as analises de performance.
Em um e-commerce, ter análise de dados como algo importante na estratégia, ajuda a alcançar o sucesso da loja online. Os dados estão fazendo cada vez mais parte da rotina digital. Todos podem utilizar os dados para gerar mais valor para o consumidor.
Com o uso das funcionalidades da SmartHint, é possível gerar analises de dados para comparar estratégias e garantir uma boa experiência para o usuários do e-commerce.
O Google Analytics é uma ferramenta de trackeamento, que hoje é uma das mais utilizadas no mercado digital para monitoramento e analises de dados.
E neste artigo levantamos todas as etapas necessárias para conseguir monitorar a performance da SmartHint através do GA4.
Etapa 1: Integrando SmartHint no GA4
A primeira coisa a se fazer, é garantir que estamos integrados no ambiente GA4. E para isso deve-se adicionar o ID métrica m nosso painel administrativo.
Confira o passo a passo no artigo "Integração Google Analytics 4 x SmartHint"
Etapa 2: Adicionando eventos como dimensões
Após a integração da SmartHint no GA4, será necessário adicionar eventos SmartHint como dimensões.
Confira o passo a passo no artigo "Adicionar eventos SmartHint como dimensões Google Analytics 4"
Etapa 3: Validação em tempo real
Até aqui as configurações estão ocorrendo como planejado para retornar os eventos das funcionalidades SmartHint no GA4. Para validar será necessário realizar alguns testes na loja virtual.
Confira o passo a passo no artigo "Conferindo os eventos em tempo real da SmartHint no Google Analytics 4"
Etapa 4: Análises de recomendações ativas SmartHint
Agora será iniciado as etapas de criação de relatórios para as analises de dados. O primeiro que selecionamos aqui é o relatório de recomendações ativas da SmartHint por sessões no e-commerce, entra como recomendações todas as funcionalidades, como busca, vitrines, pop-ups, etc;
Confira o passo a passo no artigo "Análise Google Analytics 4 - Recomendações ativas SmartHint por sessão"
Etapa 5: Análise de performance SmartHint
Já neste relatório será possível analisar as métricas de conversões, taxa de rejeição, total de usuários entre outras, comparando com usuários que utilizam SmartHint e dos que não utilizaram.
Confira o passo a passo no artigo "Análise de performance SmartHint"
Etapa 6: Análise de resultados de vitrines
Neste relatório será possível verificar o resultado individual de cada vitrine de recomendação.
Confira o passo a passo no artigo "Análise de resultados de Vitrines SmartHint - Google Analytics 4"
Etapa 7: Análises de Busca
Por fim, mas não menos importante, temos dois relatórios para identificar os termos mais buscados e para analisar as métricas de conversões e receita desses termos.
Confira o passo a passo no artigo "Relatório de busca - Google Analytics 4"
Chegando até aqui, você terá um ambiente completo para monitorar performance e entender estratégias com o uso das funcionalidades SmartHint.
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